CURSO DE GESTÃO DE MATERIAIS E DE PATRIMÔNIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

[ OBJETIVO ]

 

GERAL:

• Prover ao servidor uma visão sistêmica da gestão de materiais voltada ao setor público, por meio do estudo de atividades correlatas aos processos organizacionais na gestão de estoques, compras, gestão de almoxarifados e gestão patrimonial.

APRENDIZAGEM:

• Planejar e realizar a aquisição de quantidades e tipos corretos de materiais de consumo, em intervalos de tempo regulares, evitando faltas ou excesso de material;
• Reconhecer as etapas de aquisição, recebimento e distribuição do material adquirido com vistas a redução de perdas e controle;
• Sanear regularmente os estoques e dar a melhor destinação aos materiais inservíveis ou cuja alienação seja do interesse da Administração;
• Salientar a importância das ações relativas a irregularidades ocorridas com bens públicos e entender o papel da Administração na divulgação das orientações que devem nortear o uso dos bens públicos dentro do órgão ou entidade.

 

[ PÚBLICO ALVO ]

 

Servidores públicos federais, estaduais e municipais que adquirem, recebem, estocam e distribuem materiais de consumo e permanente de seu órgão ou entidade, além daqueles responsáveis pelo controle patrimonial.

 

[ CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ]

 

Módulo I – CONCEITOS INICIAIS

  • Tipos de recursos nas organizações
  • Conceito de recurso material e patrimonial
    • Objetivos da gestão de materiais em órgãos públicos
    • Atividades inseridas na gestão de recursos materiais
    • Relação da área de gestão de materiais com as demais áreas organizacionais

Módulo II – CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

  • Atributos da classificação de materiais
    • Tipos (ou critérios) de classificação de materiais

Módulo III – GESTÃO DE ESTOQUES

  • Conceito de estoque
  • Razões para a manutenção de estoques
  • Os custos de estoques
  • Métodos de previsão da demanda
  • Sistemas de reposição de estoques
  • Indicadores relacionados a estoques
  • Métodos de avaliação de estoques
  • Just in Time e Kanban

Módulo IV – NOÇÕES DE COMPRAS PÚBLICAS

  • Atributos essenciais em uma gestão de compras eficiente
  • A função compras
  • O Ciclo de Compras
  • A estrutura do setor de compras
  • Negociação com fornecedores
  • O perfil do comprador
  • Compras em órgãos públicos
    • Noções gerais
    • Modalidades de licitação
    • Relação entre o objeto de licitação e o mercado fornecedor
    • A instrução de processos de compras em órgãos públicos
    • Parcelamento do objeto
    • Fracionamento de despesas
    • Indicação de marca nas compras públicas
    • O Sistema de Registro de Preços
    • O fomento às micro e pequenas empresas
    • Sustentabilidade nas aquisições públicas

Módulo V – GESTÃO DE ALMOXARIFADOS

  • Objetivos da gestão de almoxarifados
    • Recebimento de materiais
    • Armazenagem de materiais
    • Critérios de armazenagem
    • Embalagens de proteção
    • Arranjo físico (layout) do almoxarifado
    • Critérios de localização de material
    • Critérios de localização de material
    • Distribuição interna de materiais
    • Almoxarifado Virtual: conceitos e tendê

Módulo VI – GESTÃO PATRIMONIAL

  • Conceitos iniciais
    • Portaria n° 448/02, da STN do Ministério da Fazenda
    • Instrução Normativa nº 142/83 DASP
    • Instrução Normativa nº 205/88 da SEDAP
    • Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASP
  • Controles patrimoniais
  • Informatização do Setor de Patrimônio
  • Registro - Tombamento - Ingresso do Bem Patrimonial
  • Inventário
  • Controle Físico
  • Controle de Localização
  • Controle do Estado de Conservação
  • Controle de Utilização
  • Reavaliação
  • Baixa patrimonial e alienação
    • Decreto nº 9.813/2019
    • Decreto nº 9.373/2018
  • Rotinas de Controle Patrimonial
    • Aquisição, doação, incorporação, desapropriação, cessão, comodato ou empréstimo
  • Depreciação, amortização e exaustão
  • Responsabilidade da Gestão Patrimonial
    • Responsável pelo Patrimônio
    • Formação da Comissão de Controle Patrimonial
  • Procedimentos legais para desfazimento - Baixa de bens patrimoniais
  • Orientação para elaboração de “Manual de Procedimentos Patrimoniais” (Apresentação de modelos)
  • SIADS e REUSE: conceitos e funções

 

[ FACILITADOR ]

Prof. Helton Cunha

Doutorando em Gestão e Tecnologia Industrial pelo Senai Cimatec, mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Logística Integrada à Empresa pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é Analista de Gestão em Saúde e responsável pelo Serviço de Compras do Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz-Bahia e facilitador da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Materiais e Licitações na Administração Pública. (Texto informado pelo professor)

[ METODOLOGIA ]

 

O curso consiste na exposição dialogada e participativa, com utilização de exemplos ilustrativos, trocas de experiências, debates, exercícios e estudos de casos.

 

[ DATA ]

 

27/04/2020 (segunda-feira)

08h00 às 12h00 - Primeiro Turno de Trabalho

13h30 às 17h30 - Segundo Turno de Trabalho

 

28/04/2020 (terça-feira)

08h00 às 12h00 - Terceiro Turno de Trabalho

13h30 às 17h30 - Quarto Turno de Trabalho

 

29/04/2020 (quarta-feira)

08h00 às 12h00 - Quinto Turno de Trabalho

13h30 às 17h30 - Sexto Turno de Trabalho

 

[ LOCAL  ]

 

a confirmar

ARACAJU - SE

 

[ INVESTIMENTO ]

 

1º LOTE: R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais) (até 27/03)

2º LOTE: R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) (até 20/04)

 

INCLUSO:

- Coffee Break

- Material Didático

- Certificado do Curso

 

1. A inscrição só será concretizada mediante o preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO e o envio da cópia de Nota de Empenho para o email financeiro@catesolucoes.com.br.

 

2. O cancelamento só será aceito com antecedência de 10 (dez) dias úteis da data de realização do curso.

 

3. Após este prazo não haverá devolução de valores, devendo ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito no valor da inscrição para outro curso ou evento.

 

4. A CATE SOLUÇÕES se reserva ao direito de cancelar ou prorrogar a data do curso por falta de quórum ou por fato superveniente ou por motivo de força maior alheio a vontade da empresa.

 

[ INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO ]

 

Depósito Bancário/Transferência/Nota de Empenho:

Razão Social: Daniel da S Almeida Cursos e Treinamentos ME

CNPJ: 23.072.800/0001-13

 

Banco: 047 - BANCO DO ESTADO DE SERGIPE (BANESE)

Agência: 043

Conta Corrente: 03103572-1

 

 

Banco: 756 - BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A. (BANCOOB)

Agência: 3360 - SICOOB LESTE - PA ARACAJU

Conta Corrente: 12136-3

 

Observação: Empresa optante pelo Simples Nacional.

 

 

[ DEMAIS INFORMAÇÕES ]

 

(79) 3085-9590 / 3223-3879 / 99979-8171 (Sergipe)

(71) 98818-8171 (Bahia)