CURSO DE GESTÃO DE MATERIAIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

[ OBJETIVO ]

 

Planejar e realizar a aquisição de quantidades e tipos corretos de materiais de consumo, em intervalos de tempo regulares, evitando faltas ou excesso de material

Reconhecer as etapas de aquisição, recebimento e distribuição do material adquirido com vistas a redução de perdas e controle

Sanear regularmente os estoques e dar a melhor destinação aos materiais inservíveis ou cuja alienação seja do interesse da Administração

 

[ PÚBLICO ALVO ]

 

Servidores públicos federais, estaduais e municipais que adquirem, recebem, estocam e distribuem materiais de consumo e permanente de seu órgão ou entidade

 

[ CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ]

 

Módulo I – CONCEITOS INICIAIS

  • Tipos de recursos nas organizações
  • Conceito de recurso material e patrimonial
    • Objetivos da gestão de materiais em órgãos públicos
    • Atividades inseridas na gestão de recursos materiais
    • Relação da área de gestão de materiais com as demais áreas organizacionais

Módulo II – CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

  • Atributos da classificação de materiais
    • Tipos (ou critérios) de classificação de materiais

Módulo III – GESTÃO DE ESTOQUES

  • Conceito de estoque
  • Razões para a manutenção de estoques
  • Os custos de estoques
  • Métodos de previsão da demanda
  • Sistemas de reposição de estoques
  • Indicadores relacionados a estoques
  • Métodos de avaliação de estoques
  • Just in Time e Kanban

Módulo IV – NOÇÕES DE COMPRAS PÚBLICAS

  • Atributos essenciais em uma gestão de compras eficiente
  • A função compras
  • O Ciclo de Compras
  • A estrutura do setor de compras
  • Negociação com fornecedores
  • O perfil do comprador
  • Compras em órgãos públicos
    • Noções gerais
    • Modalidades de licitação
    • Relação entre o objeto de licitação e o mercado fornecedor
    • A instrução de processos de compras em órgãos públicos
    • Parcelamento do objeto
    • Fracionamento de despesas
    • Indicação de marca nas compras públicas
    • O Sistema de Registro de Preços
    • O fomento às micro e pequenas empresas

Módulo V – GESTÃO DE ALMOXARIFADOS

  • Objetivos da gestão de almoxarifados
    • Recebimento de materiais
    • Armazenagem de materiais
    • Critérios de armazenagem
    • Embalagens de proteção
    • Arranjo físico (layout) do almoxarifado
    • Critérios de localização de material
    • Critérios de localização de material
    • Distribuição interna de materiais

Módulo VI – GESTÃO PATRIMONIAL

  • Conceitos iniciais
    • Incorporação e tombamento
    • Inventário de bens patrimoniais
    • Movimentação de bens patrimoniais
    • Depreciação
  • Baixa patrimonial e alienação
[ FACILITADOR ]

Prof. Helton Cunha

Doutorando em Gestão e Tecnologia Industrial pelo Senai Cimatec, mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Logística Integrada à Empresa pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é Analista de Gestão em Saúde e responsável pelo Serviço de Compras do Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz-Bahia e facilitador da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Materiais e Licitações na Administração Pública. (Texto informado pelo professor)

[ METODOLOGIA ]

 

O curso consiste na exposição dialogada, leitura compartilhada, discussões de temas e exercícios práticos para a habilitação e o aprimoramento das atividades profissionais dos participantes

 

[ DATA ]

 

14/10/2019 (segunda-feira)

08h00 às 12h00 - Primeiro Turno de Trabalho

13h30 às 17h30 - Segundo Turno de Trabalho

 

15/10/2019 (terça-feira)

08h00 às 12h00 - Terceiro Turno de Trabalho

13h30 às 17h30 - Quarto Turno de Trabalho

 

16/10/2019 (quarta-feira)

08h00 às 12h00 - Quinto Turno de Trabalho

13h30 às 17h30 - Sexto Turno de Trabalho

 

[ LOCAL  ]

 

VIA MAR PRAIA HOTEL
Avenida Santos Dumont, 273, Atalaia
ARACAJU - SE

 

[ INVESTIMENTO ]

 

1º LOTE: R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais) (até 23/08)

2º LOTE: R$ 2.000,00 (dois mil reais) (até 03/09)

 

INCLUSO:

- Coffee Break

- Almoço

- Material Didático

- Certificado do Curso

 

[ INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO ]

 

1. A inscrição só será concretizada mediante o preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO e o envio da cópia de Nota de Empenho para o email financeiro@catesolucoes.com.br.

 

2. O cancelamento só será aceito com antecedência de 10 (dez) dias úteis da data de realização do curso.

 

3. Após este prazo não haverá devolução de valores, devendo ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito no valor da inscrição para outro curso ou evento.

 

4. A CATE SOLUÇÕES se reserva ao direito de cancelar ou prorrogar a data do curso por falta de quórum ou por fato superveniente ou por motivo de força maior alheio a vontade da empresa.

 

[ INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO ]

 

Depósito Bancário/Transferência/Nota de Empenho:

Banco: 047 - BANCO DO ESTADO DE SERGIPE (BANESE)

Agência: 043

Conta Corrente: 03103572-1

Razão Social: Daniel da S Almeida Cursos e Treinamentos ME

CNPJ: 23.072.800/0001-13

 

Observação: Empresa optante pelo Simples Nacional.

 

[ DEMAIS INFORMAÇÕES ]

 

(79) 3223-3879 / 99979-8171 (Sergipe)

(71) 98818-8171 (Bahia)